quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Do-It-Yourself: Pintando paredes


Várias pessoas que eu conheço arregalam os olhos quando eu conto que eu mesma quem pintei minha casa. E se espantam mais ainda quando eu conto que na minha família sempre fizemos assim. Me lembro de ficar empolgadona quando meu pai anunciava pintura nova. Tudo bem, no fundo eu ficava com preguiça de terminar minha parte e fazia a maior meleca pela casa, mas eu me divertia muito.
É ÓBVIO que pintores profissionais fazem um trabalho muito melhor do que o meu. E também não me atrevo a passar massa corrida, igualar parede, fazer textura. Para isso eu contrataria um profissional. Isto é apenas um incentivo para você que, assim como eu, tem o orçamento enxuto e gosta dar um up nas cores da sua casa sem gastar muito.
Reuni aqui alguns princípios básicos, a maioria deles aprendidos com anos de experiência como assistente de pintura júnior do Reformacgyver, (ou seja, meu pai!) Me desculpem pelo post gigantesco, mas as pessoas sempre me perguntam como eu faço, então acho que um "guia completo" ajuda bastante.
 Material necessário:
 - tinta nas cores escolhidas (lógico!): faça o cálculo antes de quanto vai precisar (use a calculadora dos sites de fabricantes de tinta).
-  pincéis: normalmente um rolinho pequeno de espuma, um rolinho grande de lã e um pincel de cerdas chanfrado tamanho pequeno/médio dão conta do serviço. Existem vários outros tipos, mas dá prá ficar sem eles.
-  bandejinha de plástico
- pedaço de madeira
- solvente/água raz: para limpar a meleca que você vai fazer na sua casa
- jornal e lençois velhos: para cobrir o chão e os móveis da sua casa e tentar evitar a supramencionada meleca
- fita crepe: para delimitar as áreas de pintura (quanto mais grossa, melhor!)
- escada
- aparelho de som/ipod ou qualquer outra coisa com playlist animado: nada pior do que pintura em silêncio!

Tudo comprado/arrumado, coloque sua roupa mais velha e mãos à obra:

Em primeiro lugar, limpe a parede e tire todos os vestígios de gordura ou qualquer outra coisa que possam causar algum relevo, e espalhe o jornal/lençois pelos locais necessários. Pegue a fita crepe e passe, com calma, no teto, paredes laterais e rodapés que fazem divisa com o lugar que você vai pintar, bem como batedores de porta e janelas. Você tem que tomar muito cuidado para ficar bem retinho.
 Misture a tinta, dentro da lata mesmo, com o pedaço de madeira (hoje em dia quase não se vende mais aquelas tintas que precisam diluir em solvente, então seja prática e já compre a que não precisa). Jogue um pouco da tinta na bandejinha e pode começar a pintar! Lembre-se de não colocar muita tinta no rolo/pincel e de não apertar o rolo com força: vai escorrer na parede. Além disso, pinte sempre na mesma direção.
(Acho que todo mundo sabe dessa parte, mas não custa informar: use o rolo de lã para a parte maior, o de espuminha para locais menores,  e o de cerdas para pintar a parte mais próxima das divisas)
 Espere umas duas horas, pelo menos, para passar outra demão de tinta. Para tirar as fitas crepes, espere de um dia para o outro. Depois de acabada a lambança, limpe seus pincéis, bandejinha ou qualquer outra coisa que você sujar com o solvente.
 Outras diquinhas úteis:
 - Caso você queira pintar paredes vizinhas com cores diferentes, infelizmente você vai ter que esperar 1 dia para tirar a fita crepe para então passar a fita em volta da segunda parede e pintá-la. Eu só deixo uma faixinha perto da divisão para pintar no segundo dia.
 - Eleja uma paleta de cores ANTES de ir comprar as tintas. Na loja, você define só o tom exato. Isso evita que você compre uma cor que você achou linda no mostruário, mas não combina com nenhum dos seus móveis/outras paredes.
 - Na loja, não compre só tinta branca + tingimentos coloridos. Não fica bom, além de você nunca conseguir chegar no tom exato de novo na hora de misturar mais tinta. Experiência de quem, uns 10 anos atrás, queria um quarto lilás modernoso e acabou com um quarto rosa bebê bem bleca.
- Existem vários tipos de tinta. Eu prefiro as com acabamento acetinado ou fosco, em detrimento das com acabamento brilhante.
 - Compre tinta sem cheiro. A diferença de preço para a tinta comum é de 1 ou 2 reais por lata pequena e o benefício é grande.
 - Depois de tirar a fita crepe, no dia seguinte, eu sempre pego um pincel bem fino, desses de aula de Artes da escola, e passo com um pingo de tinta nas divisas para pintar partes minúsculas que o pincel não pegou, ou arrumar falhas causadas por falta de atenção na hora de colocar a fita.
 - Anote a marca e as cores das tintas que você comprou e não perca o papel. Acredite, parece precaução demais, mas você pode precisar dessa anotação depois. Eu tenho uma folha grampeada no memorial descritivo do meu apto na qual eu coloco tudo o que eu compro prá casa (piso, cor de tinta, padrão do tecido da poltrona...tudo!) prá ficar "na mão" caso eu precise repor/trocar etc.
 - Não faça nada disso à noite. Nosso olhar e senso crítico estão bem menos aguçados e a iluminação artificial não ajuda. Já fiz a besteira de pintar uma meia parede da minha cozinha às 22h00 e ficou uma droga, toda manchada. Ainda não tive saco para pintar de novo (no fundo, to com esperança de colocar um papel de parede bacana por cima!)
 - Convoque sua família e amigos próximos prá te ajudar, principalmente se você for pintar muitos cômodos. Vai bem mais rápido e mais animado.

Beijos, e até mais!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário