terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Estilos cottage e provençal....(suspiros!)

  Hellooous!

Estava com saudades de escrever por aqui. Nos últimos dias, recebi alguns e-mails, mensagens no facebook e afins com mensagens super positivas e comentários sobre o blog. Porém-contudo-todavia, no blog que é bom, sempre tem zero comentários! Esta Reformeira que vos fala fará, portanto, um pedido: COMENTEM NO BLOG!!!!

Pedido feito, espero que vocês tenham tido um ótimo fim de ano e que 2011 tenha começado da melhor forma possível! Ao contrário da Reformell (e de boa parte da nação), não tirei férias - muito pelo contrário, trabalhei, trabalhei e trabalhei mais um pouco! Mas tudo bem, são coisas da vida...

Talvez esse meu desejo louco pelas minhas férias e por dias calmos e tranquilos tenha inspirado o post de hoje, sobre estilos cottage e provençal. Os suspiros são por conta da fofura das fotos e da vontade que eu tô de ter algo assim aqui na mini-casa...pois é, não tenho nadica!

Normalmente existe uma baita confusão sobre o que é cottage e o que é provençal. Com minha humilde palavra de amadora, vou tentar explicar: ao contrário do que todo mundo imagina, estilo provençal não é composto por móveis brancos, florzinhas e tons pasteis na parede....esse é o cottage (ou shabby chic)! A confusão é tão grande que vejo diversas revistas de decoração mesmo chamando de provençal aquelas com ideias para quartos, principalmente de bebês, que eu particularmente acho divinos de tão lindinhos, mas que não são provençais e sim cottage!



Eu amo quartos de bebê com essa cor na parede! Quando eu tiver filhos,
o quarto deles vai ser assim! Fonte: Assim eu Gosto 

Então já sabemos que as características básicas do estilo cottage são: móveis com estilo vintage (não necessariamente brancos, como ditam algumas revistas), tons pasteis e semi-terrosos, flores, matelassê, porcelanas trabalhadas, tudo muito romântico e bem aconchegante.



Já o estilo provençal (que vem de Provence, região do sul da França, famosa pelos seus campos de lavanda) não necessariamente vemos esse "apelo feminino" todo. Ele também é muito aconchegante e romântico, mas não necessariamente tem cores pasteis e móveis clarinhos, tampouco é tão cheio de flores. A principal característica do estilo provençal é ser rústico/com móveis e paredes desgastadas. Isso não necessariamente é branco. Vemos muita pedra desgastada, uso de ferro junto com madeira, tons envelhecidos, tecidos xadrezes e acabamentos patinados.



Eu quero essa sala prá mim! Não dá uma paz só de olhar? Fonte: Casa com Amor




Ambos os estilos têm muito romantismo e dramaticidade (sim, eu vejo dramaticidade aqui!). E dá para juntá-los fácil, fácil no mesmo ambiente, como nessa sala de jantar:




Fonte: casa.com.br


  Agora, como utilizar esses dois estilos lindos na decoração do seu lar doce lar? Abaixo, algumas ideias (existem milhares de outras mais!):




1) Móveis e itens patinados ou desgastados: já contei prá vocês que, apesar de adorar a cor do banco da minha varanda, que é de madeira sem pintura, quero muito fazer um acabamento de pátina envelhecida nele. Não tem muito segredo, né? É lixar o móvel, passar a tinta branca com um pincel de pátina (vende em qualquer Leroy Merlin da vida), deixar secar e passar um verniz apropriado por cima. Caso você queira um móvel escuro ao invés de claro, pode fazer isso com betume. No caso de desgastar, você pode pintar o móvel com tinta branca (ou de outra cor que você queira, mas acho bacana com branco) e, depois de seco, lixar as extremidades e laterais com aquelas folhas de lixa. No final não esqueça do tal do verniz. Eu gosto muito!



2) Decoração de mesa de jantar cottage: é só utilizar aquelas porcelanas decoradas florais, com rococós bem românticos, ou ainda uma porcelana branca com relevos, e colocar um centro de mesa com flores.  Acho que nem precisa ser tudo "igualzinho", os pratos e xícaras podem fazer um composê bem lindinho. Caso você não tenha, você pode pedir para sua mãe ou avó alguma coisa, ou ainda olhar em antiquários, pois eles sempre tem opções legais. Não esqueça de colocar uma toalha bem bonita, preferencialmente lisa ou com barrados de flores, e esqueça seu bule de café em inox, sua colherzinha com design premiado, o jogo americano de plástico e modernidades afins.

Fonte: Coisas de Karla



3)  Pratos florais parede: de estilos diferentes, todos bem trabalhados, é cottage e lindo!


Fonte: casa.com.br


4) Detalhes em ferro: pode ser um aparador, mesinha lateral, uma cadeira, o lustre da sala de jantar, um cabideiro, o criado mudo do quarto. É um pequeno detalhe que eu acho que fica divino e dá muita personalidade a um ambiente. Se eu tivesse espaço em casa, teria com certeza!
Fonte: Country Living


5) Piso de madeira de demolição: sonho de consumo para o dia que eu morar em uma casa! Esse, obviamente, não dá para fazer: tem que comprar. Porém, acho que não fica bom em apartamentos, pois pode parecer muito "pesado", e diminuir bastante o ambiente, ainda mais com o teto baixo dos apês mais novos. Gosto para casas com pé direito bem alto.


Gostaram das dicas? Espero que tenha inspirado vocês!


Ah! Mais uma coisa: não achem que para ter um item na sua casal cottage ou provençal, a casa toda precisa ser assim. Bom mesmo é poder misturar! Claro que sempre tem que ter uma coerência lógica na decoração, mas se você fizer for tudo muito igualzinho, seguindo a mesmíssima tendência com as mesmíssimas cores...vai ficar a) igual catálogo de loja de móveis rústicos, sem a menor alma e nenhum jeito de "casa nossa" e b) tudo muito chato. E isso é exatamente o contrário do que pregam ambos os estilos, em que "aconchego" e  "com a nossa cara" são palavras de ordem. Adoro misturas de estilos e cores no mesmo ambiente, itens vintage com toques modernos, respeitando, é claro, o bom senso!


 Au revoir!

3 comentários:

  1. Depois de ler o post só penso em dinamite e fuga kkkkkkk.

    Mas ainda há esperança!
    Estamos bolando uma mudança para esse início de ano, aqui já deu.

    Teremos de começar do zero, já favoritei tantas coisas legais por aí,nessa linha, para dar um ar bacanudo ao nosso lar!

    Vou favoritar e divulgar o blog!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ai quanta coisa linda!!!

    Adorei o piso de madeira do quarto!!

    Vou salvar!

    beijo!!
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu blog TODO. é um verdadeiro charme,
    Beijos

    ResponderExcluir