sábado, 12 de fevereiro de 2011

O Polvo!

Reflexo de Reforminha finalizando o polvo. Fonte: Arquivo pessoal

Dia desses fiz um programa muito legal:  recebi alguns amigos muito queridos aqui em casa (na verdade, no salão Gourmet do prédio!) e fizemos um almoço, no estilo “todo mundo bota a mão na massa” que foi muito gostoso. É o tipo de programação que recomendo prá todo mundo!
Nessas, resolvi ir contra alguns dos meus próprios conselhos para comemorações domésticas (lembram deles? aqui!) e testei uma receita nova e apimentada.  Sinceramente, até eu me surpreendi que deu certo!
Bom, eu fiz ceviches! O que é isso? É um prato de origem peruana, que consiste basicamente em peixe cru que cozinha no limão, com temperos e especiarias. Até aí, tudo bem, já tinha feito ceviche de peixe antes. Mas resolvi me arriscar e fazer, além do tradicional, um ceviche de polvo! Nem preciso mencionar que, apesar de eu amar cozinhar, eu nunca tinha chegado perto disso na vida.
Encontrei uma receita bacana e comecei dar um Google em “como cozinhar um polvo”. O que eu achei foi um milhão de informações desencontradas, cada uma dizendo uma coisa diferente – inclusive instruções nada absurdas como “pegue o polvo pela cabeça e espanque-o na pia”...#NOT!
Então, aqui segue um resumo básico do que eu fiz e deu certo (modéstia à parte, não sobrou nenhum ceviche prá contar a história).
1- Compre o polvo congelado e de boa procedência. O porquê:  polvo é uma carne fibrosa, e se você simplesmente coloca na panela, fica duro como pedra! O congelamento quebra as fibras. Isso vai evitar que você tenha que seguir aqueles passos malucos de “surrar o polvo na pia” ou “dar uma sova”, que aparentemente também servem para isso. E deixe descongelar em temperatura ambiente, nada de usar microondas!
(obs: por garantia, depois que descongelou, dei umas batidinhas de leve com meu martelinho de carne, mas sinceramente não acho que fez diferença)
2- Não coloque sal na água em que você vai cozinhar. Não sei o motivo exato, mas pelo que li ele fica borrachudo.
3 –Lave o polvo inúmeras vezes, antes e depois do cozimento. Tem que ser muito meticuloso, prá tirar restinhos de areias das ventosas e as gosmas que ficam nele.
4 – Não se espante se o polvo cru não tem aquela cor rosadinha que você vê no restaurante: ele é marrom acinzentado, e bem feio, prá ser sincera, mas assim que você o coloca na água ele fica rosa.
5- Para colocar o polvo na água (já fervendo), segure-o pela cabeça, e inicialmente só coloque os tentáculos na água, e tire imediatamente. Não fique apavorado se os tentáculos se enrolarem, porque isso é normal. Repita o processo pelo menos umas 4 vezes, prá só depois colocar o polvo inteiro na panela.
6- Corte a cabeça do polvo fora. Não li isso em nenhum lugar, mas sinceramente a cabeça não tem cara de muito aproveitável. Eu acabei cozinhando o bichinho com cabeça e tudo e cortei fora depois. Como fiz isso, não custa repetir, tive que lavar muito bem depois prá tirar tudas as gosminhas e etc.
7- Polvos tem uma cartilagem dura bem no centro, na parte de baixo. Ela também não é aproveitável.
8 – Deixe cozinhar entre 40 a 50 minutos. E só depois de lavar bem e cortar a cabeça fora (não custa insistir!) você pode colocá-lo na sua receita!
Prá finalizar, uma foto dos meus ceviches devidamente servidos! O que está na cumbuquinha finger food é o de polvo com manjericão. O de salmão (jura?) está ao lado, acompanhado de cebolas encurtidas.
Fonte:  Arquivo pessoal.

Gostaram? Assim que tiver mais novidades culinárias, posto por aqui!
Au revoir...et bon appetit!

Um comentário:

  1. Você é uma mulher de coragem.
    Polvo é um negócio que para mim não dá.
    Não coloco a mão never!
    Apresentação fantástica! =)

    ResponderExcluir