sábado, 27 de novembro de 2010

Dobras de guardanapo.

Em umas destas fatídicas segundas feiras resolvi alegrar a noite com um jantarzinho especial para o maridão. Montei a mesa do jeitinho que eu gosto. Usei os sousplats de juta liiindos que a Reforminha touxe para mim de Fortaleza, pratos com desenhos de bambu, taças na cor caramelo, enfim, acessórios bem simples, todos no mesmo clima natureba de ser e bem arrumados na mesa. Resolvi então estrear meus guardanapos de linho brancos, que comprei há pouco na Etna (não é propaganda, é só uma dica), mas aí descobri que ... " Ahhhhhh!!! Não sei fazer dobras de guadanapo!".

Bem, não sou muito fã daqueles anéis de guardanapo com flores, pedras ou pérolas enormes. Se é pra usar um anel, prefiro os bem simples, lisos e sem muito rococó. Mesmo assim, não tenho nem os simples nem nenhum. Aí fui até o escritório aqui de casa (que, diga-se de passagem, é apenas o quarto onde fica o computador) e resolvi pesquisar dobras de guardanapo para deixar a mesa mais charmosa. Passei uns 40 minutos vendo vídeos, gravuras e afins até que resolvi voltar para a cozinha antes que o Fê chegasse e encontrasse a mesa linda, mas sem nenhum vestígio de comida.

Descobri algumas coisas neste dia. 1) Dobrar gradanapos é muito difícil; e 2) Se quer fazer algo assim e não sabe "lhufas" do assunto, é bom se programar antes.


Na tal segunda feira dobrei os gradanapos de maneira simples, em triângulos e OK, mas passei a semana pesquisando sobre o assunto e resolvi fazer este post para facilitar a vida das moçoilas que, assim como eu, gostam de deixar a mesa bem bonitinha, nem que seja para comer o trivial.


Navegando pelo mundo da internet percebi que existem dobras de guadanapo que, cruzes, são impossíveis, bizarrísimas e só servem para mesas postas em cruzeiros marítimos ou jantares com a rainha da Inglaterra, pois do contrário causariam risos aos convidados. Resumindo, tem muita coisa que não tem nada a ver com o nosso estilo de vida e que, portando, não pode de maneira nenhuma fazer parte dos mimos das nossas casas.

Vamos então as dicas para casas simples assim como a minha.


Sempre que for usar guardanapos de tecido parta da premissa de que se sua produção for toda estampada, com pratos ou jogo americano desenhados, os gradanapos devem ser lisos. Se o jogo de jantar e a toalha forem lisas, pode fazer a festa com guardanapos estampoados. Pratos com pequenas estampas podem combinar com jogos americanos também estampados, mas lembre-se que eles sempre devem seguir uma mesma linha: cores da mesma família, estilos parecidos ou estampas que conversem.

Os guardanapos nunca devem ser de tecidos sintéticos.

Se optar por anéis, além de sair em busca de um jogo nas lojas do ramo, você pode usar a imaginhação e partir para o faça você mesma. Argolas de madeira destas usadas em cortinas cabem bem e, se preferir, ainda podem ser revestidas com um tecido de sua preferência. Ótimas opções também são bambus cortados em rodelas ou pulseiras feitas com bolotas destas compradas na 25 de março que, para quem não conhece, é o antro das tranqueiras baratas de São Paulo. Se optar pelas pulseiras, cuidado com o carnaval. Eu dou preferência a no máximo 2 tipos de missanga.





Imagem retiradao de: noivabemcasado.blogspot.com


Caso opte pelas dobras de guardanapo, nada de invertar. Teste sempre o que vai fazer antes, em um outro gradanapo, para que não tenha que ficar meia hora rossando sua mão e tentando acertar o grardanapo que vai à mesa. Não é lá muito higiênico.


Nessa minha breve pesquisa chei alguns vídeos com dicas ótimas de dobras que todo mundo consegue fazer. Divirtam-se.

Cantinho dos bordados: http://www.youtube.com/watch?v=6f-UQGX0-yA

Cantinho dos bordados:
http://www.youtube.com/watch?v=q6HEubGCjJ4

Marca Roupa:
http://www.youtube.com/watch?v=13wT_SrsVs4

Casamenteiras: http://www.youtube.com/watch?v=c9_UtPUZEWs


Um comentário: