quarta-feira, 17 de novembro de 2010

10 mandamentos para jantares e comemorações domésticas


Fonte: Country Living
Existe coisa mais gostosa do que dar um jantar em casa? Aqui, o carinho da preparação mostra muito do que você sente pela pessoa convidada. Das duas uma: se a outra pessoa ajuda na preparação,o próprio momento "arrumando a casa" já faz parte da festa; se ela não ajuda, fica lisonjeada pelo cuidado/delicadeza que você teve ao ajeitar tudo.

Aí, depois de ler a frase acima, a preguiça já invade sua cabeça e lá vem aquele pensamento: "Mas acho que eu prefiro jantar fora...". Bom, eu sou do tipo que adora jantar fora, mas minha experiência com aniversários de namoro, casamento, dias dos namorados, casais de amigos que visitam minha casa, e outras datas X mostra que minhas comemorações mais memoráveis foram aquelas realizadas no aconchego do meu lar. Além disso, sai bem mais barato. Vão por mim.
 A receita é bem simples:
1) Decida com antecedência o que você vai servir: caso tenha aptidões culinárias, lembre-se de nunca, mas nunca mesmo testar uma receita nova. A chance de dar errado e você morrer de vergonha é grande. Caso ir pro fogão não seja ou seu forte, ou ainda não seja sua intenção naquele dia, veja previamente o telefone do local que você vai pedir comida, confirme o preço, horário de entrega e etc. Dependendo do que você vai servir, vale bem a pena. No meu último jantar, queria servir paella, mas a) nunca tinha feito uma na vida e b) não tinha tempo prá cozinhar. Acabei encomendando em um restaurante espanhol perto de casa. Fazendo as contas, saiu mais barato do que se eu mesma fizesse, e de quebra ganhei uma paellera (a panela certa prá fazer paella). 

2) Pense nos gostos dos convidados: não insista fazer um peixe assado que você cozinha como ninguém, mas que uma pessoa não gosta, ou pior ainda, não tente mostrar prá uma pessoa "como pode ser gostoso comer sashimi" se ela já cansou de te dizer que não gosta de comida japonesa. Receitas que incluam muito alho, cebola ou pimenta também devem ser previamente combinadas com as partes envolvidas.
3) Escolha uma trilha-sonora: tranquila e calma, bem baixa, ou que tenha marcado momentos bacanas, ou ainda de uma banda que vocês gostem muito. Mas não coloque nenhum tipo de música que faça você ficar cantarolando o tempo todo ou que obrigue vocês a gritar para conversarem. 


4) Conte com um elemento-surpresa: seu marido é vidrado em petit gateau? Sirva, mas não conte que esta será a sobremesa. As flores favoritas da sua amiga são rosas colombianas? Enfeite a mesa com elas. O negócio do convidado é vinho? Tenha o favorito da pessoa na sua cozinha/adega.

Eu quero muito essas colheres de degustação! Fonte: Casos e Coisas da Bonfa

5) Em hipótese alguma deixe panelas e tralhas de cozinha  à vista . O ideal é não ter nada em cima da mesa de jantar, mas se não der prá evitar (como por exemplo, no caso da minha paella), mantenha a comida em recipientes adequados. Aquela frigideira velha e manchada deve ficar no fogão, e de lá nunca sair, definitivamente.
 6) Pense um pouco de comida e bebida a mais. Já pensou que chato vai ser se sua amiga leva o namorado novo e não te avisa antes?
 7 ) Não tem guardanapos de pano? Existem alguns de papel que são lindos, decorados, que substituem muito bem, a venda em diversas lojas de utilidades domésticas. Quer por um sousplat ou um jogo americano bacanudo na mesa, mas você não tem em casa? Compre um papel de presente bem bonito, desses importados, e corte no formato certo. Sua casa é um ovo e não tem mesa de jantar? Faça um jantar em estilo degustação, em que cada um pega sua comida. Nesse último caso, acho que cumbuquinhas cumprem sua função melhor do que pratos, que ocupam mais espaço, e essa dica também é válida prá quando você tem muita gente em casa e pouco espaço na mesa.

Estilo degustação! Eu amo essas cumbuquinhas! Fonte: casa.com.br
 Em resumo, a máxima é: improviso não é sinônimo de descuido! 
 8) Não encane se você já tiver quebrado alguns pratos do seu jogo que era maravilhoso, ou se você não tiver pratos iguais para todos. O importante é, mesmo se os pratos não forem iguais, eles "conversarem" entre si: no último Natal, por exemplo, tínhamos umas 15 pessoas para compor a mesa. Reformell e Reforminha juntaram seus aparelhos de jantar e fizeram uma mesa com três  pratos diferentes, sendo um branco com friso verde, outro branco com desenhos de folhas, e outro branco, com desenhos de folhas, porém quadrado. Sacou?

Taças uma de cada cor, fofas! Fonte: casa.com.br
9) Não tem tempo prá chamar ninguém prá jantar? Faça um café da manhã, um brunch ou chá da tarde! O horário não precisa ser desculpa. Só lembre-se de adequar comes e bebes para o horário. 
10) Você não precisa ter uma comida elaboradíssima para impressionar. Um arroz bem feitinho com uma carne assada, ou ainda uma massa com um molho bem gostoso, faz muito mais bonito do que  caviares, foie gras e outras iguarias que ou quase ninguém sabe como comer, ou não agradam muitos paladares. Afinal, o jantar não foi pensando para constranger ninguém, mas para ser um momento de  descontração, convivência  e marcar momentos felizes  do seu lar doce lar.

Foto do meu aniversário de casamento. Atenção pros bem-casados (deliciosos) ao fundo, meu "elemento supresa". A foto é de celular (leia-se, com qualidade duvidosa) pois não tinha bateria na câmera....

Ficou animada(o)? Não vê a hora de combinar um jantar com seus amigos mais queridos? Tem uma sugestão bacana prá decorar a mesa de jantar ? Quer mandar a receita da torta de limão que é sua especialidade? Compartilhe com a gente...e bom apetite!

4 comentários:

  1. Jessy, eu realmente admiro as pessoas que sabem e gostam receber. EU adorei sua ideia das cumbuquinhas, se vc prepara antes é só aquecer, né? Ou nem precisa? Eu ameeeeiii no casamento da Sara e do Luis aquelas entradas maravilhosas, lembra? E foram servidas em cumbuquinhas. Uma foi de risoto, a outra de um purezinho... Vc lembra? Se souber a receita me passe, ok? Ahh, masi uma duvida, e a louça que for ficando suja? Tenho pavor de pia com louça e pessoas vendo aquilo...Sou meio neurotica, talvez por isso tenho tantas restriçoes em fazer algo em casa...Mas acho q com suas dicas e seu animo vou começar a me arriscar! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Mi, acho que no caso das cumbuquinhas, nem precisa. Você põe bem perto da hora de servir e já era! Também amei as entradinhas do casamento da Sá! Na festa de fim de ano do meu trabalho, sempre tem essas coisinhas "finas", foi de lá que comecei a pensar nisso...rs. Quanto a louça, isso é um problema mesmo! Ainda mais para mim, que tenho cozinha americana e, portanto, não dá nem prá esconder! Sempre fico desesperada aqui em casa com a pilha na cozinha. Quando tiver uma solução, posto por aqui!
    Bjssss

    ResponderExcluir
  3. Olá, que delícia esse blog! Vou linkar lá no Maria... beijos.

    ResponderExcluir