terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Rituais domésticos para entrada do novo ano.

Não sou muuuuuuuito supersticiosa, mas acredito que devemos renovar as energias para o ano que vai entrar. Meus rituais pessoais para o Reveillon tem um pouco do dito popular, um pouco do que eu mentalizo, acredito e acho que vai dar certo, e um pouco de repetição do que minha família faz: folha de louro na carteira, calcinha cor de rosa, pular sete ondinha e por aí vai.

No âmbito doméstico a coisa funciona na mesma linha. Acredito que a casa, o lugarzinho do mundo que mais abriga a nossa essência, tem que passar a virada do ano bem bonita e com energias renovadas. Então, aí vai um pacotinho de dicas minhas para um lar energizado em 2011:

1) Minha casa sempre passa a virada limpinha e organizada. Acredito que é importantíssimo um início assim, com as coisas no lugar e limpas.

2) Na última faxina do ano começo a varrer a casa dos fundos em direção a porta da frete. Essa última limpeza não precisa ser aquela de Amélia não. Obviamente a Amélia tem que ter baixado em algum momento anterior, mas este momento é mais para tirar a última poeira de 2010. Ah! Ela deve ser feita no dia 31 de Dezembro ou, no caso dos que como eu costumam fugir da cidade grande para a virada, no último dia que for passado em casa.

3) Deixe a casa perfumada com cheirinhos promissores. Tem gente que gosta de acender um incenso e ir andando pelos cantos da casa, mas gosto mesmo é de comprar alguma uma essência bem cheirosa, dessas que inspiram amor, sabedoria ou renovação, e colocar em algum cantinho. Serve para atrair bons fluídos.

4) Faça uma lista, mesmo que mental, das coisas que pretende fazer para melhorar seu lar no ano novo. Isso de nada serve para renovar energias mas serve para te nortear na hora de gastar o 13o. Lista pessoal: Comprar uma cortina para o quarto, fazer alguma coisa na parede vazia da sala, dar um jeito no meu banheiro que é bizonho (qualquer dia mostro ele para vocês).

5) Essa vi esses dias em um programa de TV. A meia noite do dia 31 de Dezembro ou na primeira vez do ano novo em que for entrar em sua casa (essa segunda parte foi adaptação minha) fique do lado de fora e jogue para dentro da casa, pela porta, 3 moedas. Diz a moça loira do programa que é para atrair dinheiro. Não custa tentar!

6) Como normalmente passo o Reveillon fora, deixo a casa sempre com "roupa limpa". Troco os lençois, toalhas, panos de parto e qualquer coisa de tecido que estiver a vista. Uso a mesma linha de raciocínio das mandingas humanas da viarada: banho tomado, roupa limpa e se possível alguma peça nova. Leia-se: casa limpa, cama mesa e banho trocados e, se possível, algum agrado novo para o lar.

7) Esse item não tem nada de superstição e deve ser levado ao pé da letra! Se for viajar, faça a limpa na geladeira, na fruteira e tire o lixo. Evita que coisas apodreçam e que a sua chegada ao lar em 2011 seja aromaticamente traumática. Além de higienicamente correto, aposto que não deve ser muito auspicioso coisas apodrecendo em sua casa na virada do ano. Observação importante: evite jogar comida fora! Leve com você na viagem ou doe. Tem muita gente que adorariam saborear suas bananas e maças.

8) Nos últimos dias do ano costumo fazer um "racatá" (como diria minha amiga Cleidinha), nos armários, colocando as coisas que estão em desuso para circular. Faço uma limpa no guarda roupa e separo algumas sacolas de roupa que não usamos mais para doação. Dou também uma geral nos papéis acumulados separando o que é lixo e o que de fato deve ser guardado. Acredito que abrindo espaço damos oportunidades para novas e boas coisas entrarem. Além disso, as que como eu são casadas com um professor sabem que é impossível passar o ano com tanto papelzinho de anotação, remendos de diário de classe e pilhas de trabalhos dos alunos. Projeto para 2011. Faça o marido devolver TODOS os trabalhos aos alunos!

9) Novamente para as que viajam na virada: antes de sair de casa mentalize todas as coisas boas que se passaram lá em 2010 e a vida próspera que seu lar vai lhe proporcionar em 2011.

10) Última e derradeira dica / pedido para todas as leitoras do blog: Se tiver alguma macumbinha doméstica de virada de ano, divida conosco!! Façam comentários! Eu a Reforminha estamos ansiosas para saber o que estão achando do Blog!

2011) Feliz ano novo!!!!

Um comentário:

  1. Pequenas, tenho me divertido muito com o blog de vcs que foca sempre o alto astral. PARABÉNS!
    Édina

    ResponderExcluir