Duas irmãs às voltas com o mundo das reformas, decoração e demais aventuras do lar doce lar
terça-feira, 14 de junho de 2011
Banquinho-da-varanda-xuxu-doméstico
Não me chamem de louca, mas a cada hora tenho um novo "xuxu doméstico", que só de olhar me deixa feliz. Me lembro da alegria que eu fiquei quando instalaram os armários da cozinha. Senti essa mesma alegria quando pintei minha parede da sala de verde, que foi a mesmíssima de quando comprei meus sonhados sousplats de vime e que eu volta e meia sinto quando uso meus panos de copa mais lindos. Tá bom, tá bom, sou louca!
Enfim, um dos meus xuxus atuais é o banco da minha varanda. Quando o comprei, 1 ano e pouco atrás, já estava in love com ele. Mas ainda assim faltava alguma coisa. A Fá, amiga querida da Farfalla Gialla, que tira música de pano e faz coisas maravilhosas entre bolsas, quilts, coisas prá bebês e tudo mais o que você quiser, topou meu "projetinho" e fez essas almofadas prá mim. Dá vontade de chorar de tão lindas, né?
Além do banco, assumo que atualmente estou dividindo meu coração com uma frigideira vermelha que comprei esses dias. Aliás, preciso agradecer meu Reformarido, que queimou a frigideira antiga e sem graça fazendo hamburguer, me "obrigando" a joga-la fora e escolher outra bem mais legal...hahaha!
E vocês? Têm algum xuxu doméstico?
Em tempo: o armário da lavanderia NÃO é um xuxu doméstico, mas sim uma necessidade! O post já está pronto, mas não estou conseguindo deixar a bendita da área de serviço arrumadinha prá bater uma foto e matar a curiosidade de todos que acompanharam a saga! Vou dar um jeito nisso logo, prometo!
Nota mental: preciso deixar de ser bagunceira.
domingo, 5 de junho de 2011
Boteco em casa
Caldinho de feijão
Polenta mole com ragu de carne
Supresa da Dona Idalina: protagonista do cardápio do Bar do Luiz, tradicinal bar da zona norte de São Paulo, que o Rafa (nosso convidado) com seu paladar suprême conseguiu recontruir em casa. Trata-se de uma bolo de carne surreal de bom, coberto com uma casquinha crocante e macia de beringela.
Linguiça na Cachaça: essa fazia parte do menu inicialmnete mas resolvemos não fazer devido a enorme quantidade de comida para a pouca quantidade de convivas, mas recomendo. Fácil de fazer, barata, e agrada a quase todos.
Amendoim japonês
A indispensável Cerveja
A também indispensável Caipirinha
Polenta mole com ragu de carne
Aneis de cebola fritinhos. Segredo da crocância: empane na farinha com cerveja.
Mesa com todos os quitutes. Surpresa da Dona Idalina à direita.
Reformell não lebrou de comprar um lindo ramalhete de flores do campo para compor a mesa.
No seu boteco em casa não se esqueça.
Tudo ficou divino! Quem quiser saber mais sobre alguma das receitas, basta pedir no comentário que enviamos via e-mail.
Espero que aproveitem.
Créditos do Boteco em Casa:
Comidinhas: Sa Ra Foods. Contato: sarartv@hotmail.com.
Jogo americano: Ôoh de Casa!
Mini Caçarolas: Hummm, não lebro onde as amigas queridas que me deram compraram, mas sei que tem no Espaço Santa Helena. Vou perguntar pra elas e digo.
Louça: Presentes Mickey
Copo de Caipirinha: Feirinha de artesanato em Recife.
terça-feira, 24 de maio de 2011
Quem aposentou a penteadeira?
Umas dão mais valor aos creminhos e perfumes, outras aos cabelos e bijuterias. Seja lá com qual delas você se identifica tenho certeza de uma coisa: QUEM APOSENTOU A PENTEADEIRA FOI UM HOMEM!
Eu e a Reforminha nunca tivemos uma. Acho que nos anos 80 elas se tornaram meio demodé.
2)ir até o quarto pentear o cabelo pois o espelho do banheiro está todo embaçado com o banho pelando que acabei de tomar;
1) Sentar-se lindamente em uma glamurosa penteadeira e abrir suas gavetas para pegar TUDO o que é necessário.

Para quem prefere móveis planejados (repare que substitui o crido mudo também)Clean.

Para as romanticas que não se esquecem do estilo.

A minha preferida. Ideal para mulheres modernas. Cabe até o computador!
segunda-feira, 16 de maio de 2011
Boas compras Fortaleza - CE
Sousplat R$5,00 cada. Anel de guardanapo R$ 0,75 a unidade.
Sinceramente prefiro os dois separados. O sousplat com anel mais liso, de acrílico por exemplo, ou o anel com um sousplat de cerâmica. Acho que a mistura do rústico com o sofisticado fica perfeita, mas aqui coloquei os dois em uma só montagem para vocês verem como vale a pena ir na feirinha.
Fora isso tem aquelas bonecas de argila lindíssimas, namoradeiras, vasos, toalhas de mesa... só vendo (... e comprando, lógico!).
Para os maridos que assim como o meu gostam tanto de feirinhas quanto de jiló, ao lado da feira do Meireles tem uns quiosques com cerveja geladinha, ÓTIMA pedida para o clima local.
Fica a dica para as turistas, pois certamente toda boa fortalezence já conhece o lugar.
Até mais ler.
Reformell gostaria muito que fosse mais fácil formatar os posts. O espaçamento entre linhas tem vida própria.
terça-feira, 10 de maio de 2011
Brincando de Casinha
Vamos lá!
![]() |
O antes: a mesinha destoante! |
![]() |
Lixando a lateral do azulejo. Fala sério, meu pai não é O CARA? |
![]() |
Lixando... |
![]() |
...e colando! |
![]() |
Close no resultado! |
![]() |
A mesa e os banquinhos! Xuxu, né? |
terça-feira, 26 de abril de 2011
Nespresso, je t'aime!
![]() |
Fonte: Amantes do Café |
Sei que parece balela, porque a cápsula custa uma pequena fortuna perto do preço do pó de café comum. Mas sabe aquele cafezinho que você toma no restaurante, depois do almoço? Você vai deixar passar prá tomar em casa, porque é bem mais gostoso. Enfim, o que quero dizer é que este não é um café prá tomar todos os dias e não nutra esperanças de aposentar a cafeteira antiga. Mas minha mais nova diversão é escolher se vou tomar Rosabaya, Risttreto, Arpeggio, ou outro café delicioso. Isso sem contar o efeito colateral que ela trouxe: agora sempre que saio com amigos, convido para um café em casa, e é de-li-ci-o-so poder compartilhar algo que comprei e gostei tanto!
Dica: se você for dar a louca e comprar uma na Europa como eu fiz, lembre-se de duas coisas: 1) a voltagem é 220v, então você precisa ter uma tomada dessa em casa, ou ainda, fazer o que eu fiz, comprar um transformador; e 2) apesar da oferta muito tentadora de máquinas lindas que tem por lá, a maioria delas não existe no Brasil ainda, então compre um modelo que é fabricado aqui, assim se sua máquina quebrar, você pelo menos tem as peças a disposição para consertar (a garantia, obviamente, não vale aqui!)
terça-feira, 19 de abril de 2011
Hiato...
1) Não, eu não me cansei do blog.
2) E sim, eu tenho um monte de coisas prá mostrar prá vocês.
O fato é que nos últimos tempos minha vida se tornou uma bagunça: assumi algumas novas responsabilidades, dispensei a faxineira (aliás, estou procurando outra...alguém tem indicação?), e sai um pouco da frente do computador por um ótmo motivo: tirei minhas merecidas férias, com direito a uma viagem maravilhosa ao lado do maridão.
Enquanto retomo o pé das Reformeiras (e dou um puxão de orelha na Reformell prá ela aparecer por aqui), vocês ficam com minha nova inspiração (e aspiração), que veio diretamente dessa minha primeira ida ao Velho Mundo: as casinhas coloridas do bairro londrino de Notting Hill. Já falei prá trocentas pessoas que eu quero morar nesse bairro, acordar de manhã e ir pro trabalho a pé/metrô, vendo as folhas caindo no chão, sentindo frio no rosto e com o café do Starbucks na mão. Mas como a vida não é tão simples (morar lá é extremamente caro, e mesmo se eu pudesse, não consigo me imaginar morando longe de pai, mãe, irmã, cunhados e sogros), vou me esforçar cada vez mais para reproduzir o charme de NH na minha mini-casa.
Em breve: o final da saga da lavanderia planejada. Aguardem os próximos
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
De lavabo a banheiro: pequenos lares, grandes idéias.
Bom, segundo a Carol a idéia não foi dos moradores, mas sim de um decorador. Independente disso vale a pena dilvulgar pois salva a pele de muitas famílias um pouco mais numerosas que vivem em "apertamentos" reduzidos. O tal apê que a Carol visitou tinha um banheiro e um lavabo. A família queria porque queria um suíte, então resolveu virar o banheiro da casa para o quarto do casal. Até aí tudo bem, mas e aí? Ficar sem um banheiro comum para uso de visitas e tal é um pouco complicado, né?! Mas é para isso que servem os decoradores, para dar idéias que depois paracem óbvias mas que você nunca teria pensado sozinho.

Arquivo pessoal da futura Sra. Gerra com o reflexo no espelho de alguém que não me parece o Guerra. Caroool???? Pode se explicar?

Arquivo pessoal Carol.
Achei um lar com muita identidade. Decoração simples e com boas idéias para o melhor aproveitamento do espaço. Tem uns outros truquezinhos além do banheiro. Prestem atenção à parede ao lado da TV. Foi colocada uma porta de correr dessas chiquérrimas que tranformou o segundo quarto do apê em um quarto reversível. Ótima idéia para casais sem filhos não? Amplia o espaço e fica um arraso. Bom, mas isso é assunto para um novo post. Aliás, a família De Angelis deu um up no apê antigo seguindo esta mesma proposta da porta de correr. Vamos esperar um membro da família mandar umas fotos.
Boa semana e... que ela passe logo para o Carnaval dar as caras.
Desabafo da Reformell: Meu banheiro me dá gastura.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
Do-It-Yourself: Pintando paredes
sábado, 12 de fevereiro de 2011
O Polvo!
Reflexo de Reforminha finalizando o polvo. Fonte: Arquivo pessoal |
Fonte: Arquivo pessoal. |
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
Estilos cottage e provençal....(suspiros!)
Estava com saudades de escrever por aqui. Nos últimos dias, recebi alguns e-mails, mensagens no facebook e afins com mensagens super positivas e comentários sobre o blog. Porém-contudo-todavia, no blog que é bom, sempre tem zero comentários! Esta Reformeira que vos fala fará, portanto, um pedido: COMENTEM NO BLOG!!!!
Pedido feito, espero que vocês tenham tido um ótimo fim de ano e que 2011 tenha começado da melhor forma possível! Ao contrário da Reformell (e de boa parte da nação), não tirei férias - muito pelo contrário, trabalhei, trabalhei e trabalhei mais um pouco! Mas tudo bem, são coisas da vida...
Talvez esse meu desejo louco pelas minhas férias e por dias calmos e tranquilos tenha inspirado o post de hoje, sobre estilos cottage e provençal. Os suspiros são por conta da fofura das fotos e da vontade que eu tô de ter algo assim aqui na mini-casa...pois é, não tenho nadica!
Normalmente existe uma baita confusão sobre o que é cottage e o que é provençal. Com minha humilde palavra de amadora, vou tentar explicar: ao contrário do que todo mundo imagina, estilo provençal não é composto por móveis brancos, florzinhas e tons pasteis na parede....esse é o cottage (ou shabby chic)! A confusão é tão grande que vejo diversas revistas de decoração mesmo chamando de provençal aquelas com ideias para quartos, principalmente de bebês, que eu particularmente acho divinos de tão lindinhos, mas que não são provençais e sim cottage!
![]() |
Eu amo quartos de bebê com essa cor na parede! Quando eu tiver filhos, o quarto deles vai ser assim! Fonte: Assim eu Gosto |
Então já sabemos que as características básicas do estilo cottage são: móveis com estilo vintage (não necessariamente brancos, como ditam algumas revistas), tons pasteis e semi-terrosos, flores, matelassê, porcelanas trabalhadas, tudo muito romântico e bem aconchegante.
Já o estilo provençal (que vem de Provence, região do sul da França, famosa pelos seus campos de lavanda) não necessariamente vemos esse "apelo feminino" todo. Ele também é muito aconchegante e romântico, mas não necessariamente tem cores pasteis e móveis clarinhos, tampouco é tão cheio de flores. A principal característica do estilo provençal é ser rústico/com móveis e paredes desgastadas. Isso não necessariamente é branco. Vemos muita pedra desgastada, uso de ferro junto com madeira, tons envelhecidos, tecidos xadrezes e acabamentos patinados.
![]() |
Eu quero essa sala prá mim! Não dá uma paz só de olhar? Fonte: Casa com Amor |
Ambos os estilos têm muito romantismo e dramaticidade (sim, eu vejo dramaticidade aqui!). E dá para juntá-los fácil, fácil no mesmo ambiente, como nessa sala de jantar:
![]() |
Fonte: casa.com.br |
Agora, como utilizar esses dois estilos lindos na decoração do seu lar doce lar? Abaixo, algumas ideias (existem milhares de outras mais!):
1) Móveis e itens patinados ou desgastados: já contei prá vocês que, apesar de adorar a cor do banco da minha varanda, que é de madeira sem pintura, quero muito fazer um acabamento de pátina envelhecida nele. Não tem muito segredo, né? É lixar o móvel, passar a tinta branca com um pincel de pátina (vende em qualquer Leroy Merlin da vida), deixar secar e passar um verniz apropriado por cima. Caso você queira um móvel escuro ao invés de claro, pode fazer isso com betume. No caso de desgastar, você pode pintar o móvel com tinta branca (ou de outra cor que você queira, mas acho bacana com branco) e, depois de seco, lixar as extremidades e laterais com aquelas folhas de lixa. No final não esqueça do tal do verniz. Eu gosto muito!
2) Decoração de mesa de jantar cottage: é só utilizar aquelas porcelanas decoradas florais, com rococós bem românticos, ou ainda uma porcelana branca com relevos, e colocar um centro de mesa com flores. Acho que nem precisa ser tudo "igualzinho", os pratos e xícaras podem fazer um composê bem lindinho. Caso você não tenha, você pode pedir para sua mãe ou avó alguma coisa, ou ainda olhar em antiquários, pois eles sempre tem opções legais. Não esqueça de colocar uma toalha bem bonita, preferencialmente lisa ou com barrados de flores, e esqueça seu bule de café em inox, sua colherzinha com design premiado, o jogo americano de plástico e modernidades afins.
![]() |
Fonte: Coisas de Karla |
3) Pratos florais parede: de estilos diferentes, todos bem trabalhados, é cottage e lindo!
![]() |
Fonte: casa.com.br |
4) Detalhes em ferro: pode ser um aparador, mesinha lateral, uma cadeira, o lustre da sala de jantar, um cabideiro, o criado mudo do quarto. É um pequeno detalhe que eu acho que fica divino e dá muita personalidade a um ambiente. Se eu tivesse espaço em casa, teria com certeza!
![]() |
Fonte: Country Living |
5) Piso de madeira de demolição: sonho de consumo para o dia que eu morar em uma casa! Esse, obviamente, não dá para fazer: tem que comprar. Porém, acho que não fica bom em apartamentos, pois pode parecer muito "pesado", e diminuir bastante o ambiente, ainda mais com o teto baixo dos apês mais novos. Gosto para casas com pé direito bem alto.
Gostaram das dicas? Espero que tenha inspirado vocês!
Ah! Mais uma coisa: não achem que para ter um item na sua casal cottage ou provençal, a casa toda precisa ser assim. Bom mesmo é poder misturar! Claro que sempre tem que ter uma coerência lógica na decoração, mas se você fizer for tudo muito igualzinho, seguindo a mesmíssima tendência com as mesmíssimas cores...vai ficar a) igual catálogo de loja de móveis rústicos, sem a menor alma e nenhum jeito de "casa nossa" e b) tudo muito chato. E isso é exatamente o contrário do que pregam ambos os estilos, em que "aconchego" e "com a nossa cara" são palavras de ordem. Adoro misturas de estilos e cores no mesmo ambiente, itens vintage com toques modernos, respeitando, é claro, o bom senso!
Au revoir!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Dica de Leitura para o final das férias.
